Terapia Casal

Terapia Casal, O que é?

A Terapia Casal é para todos os casais que estão a passar por dificuldade várias, perante as quais a separação ou o divórcio poderá surgir como uma solução.

Quando o casal enfrenta essa possibilidade geralmente existem dificuldades quer para as pessoas no casal quer para os filhos ou para o resto da família.

Para os adultos a terapia casal é uma alternativa, uma possibilidade para evitar entrar num dos mais stressantes acontecimentos de vida. O divórcio.

Na terapia casal abordam-se questões como a ambivalência e a incerteza acerca do futuro.

Na terapia casal abordam-se ainda os impactos que os filhos poderão ter e como os minimizar. Aprende-se a cooperar em prol de um bem que continua a ser comum, que são os filhos. A terapia casal serve ainda para aprender a lidar com os sentimentos negativos de negação, de abandono, de revolta, de culpa e culpabilização do outro, de preocupação com a solidão e com a injustiça do projecto comum ter falhado.

Na terapia casal a maioria das situações são resolvidas através de um entendimento, de uma cooperação e compreensão, sendo que por vezes o sentimento base não é o desejo ou a paixão mas antes uma vontade de reconciliação. Na maioria das vezes isso basta para se iniciar uma terapia casal que leva a resultados diferentes daqueles que o casal vivia antes da terapia casal

Marcação de Consulta Terapia Casal

914375055

Terapia Casal €40 Sessão

terapia casalAlgumas Razões para se fazer Terapia Casal

Terapia Casal – Quando a Comunicação é Negativa

Quando, com o passar do tempo a comunicação se torna negativa, é difícil para o casal encontrar o ponto de entendimento. Simplesmente, parece que as coisas não se conseguem endireitar. A comunicação negativa inclui qualquer forma de expressão que leve a pessoa a sentir-se triste, insegura, desvalorizada ou a querer sair da comunicação. Muitas das vezes é o tom das palavras e não tanto o conteúdo do que se está a dizer que tem um impacto maior numa comunicação negativa. Na terapia casal, a expressão apesar de livre e espontânea tem como objectivo aproximar o outro do ponto de vista e necessidade da pessoa.

Terapia Casal – Quando existe a possibilidade Infidelidade

Recuperar de uma situação de infidelidade, consumada ou afectiva, não é impossível, mas requer um esforço tão grande que é uma das situações que leva à procura de terapia casal. É necessário muito empenho e disponibilidade para seguir em frente. Nenhuma terapia casal tem a fórmula mágica para ultrapassar essa situação e simplesmente esquecer. Na verdade, esquecer é a única coisa que não se consegue fazer na terapia casal. Tudo o resto é possível. Trabalhar os motivos, o compromisso, a honestidade, a transparência e a coerência na relação são objectivos da terapia casal.

Terapia Casal – Quando o casal vive somente debaixo do mesmo tecto

Quando o casal tem uma vida conjunta que se parece como colegas de casa então existe uma real necessidade de terapia casal. Pode até não haver discussões. Mais frequentemente, não há quase nada. Existe uma espécie de armistício artificial, uma espécie de tréguas, na qual se vive sem qualquer problema aparente. E surpreendentemente é nestas situações que surge mais frequentemente os casos de infidelidade.

Quando o casal está a fazer tudo em conjunto e as coisas vão bem isso não significa que venham a existir problemas. Mas quando a vida em casal é vivida como se as pessoas vivessem com o colega então impõe-se terapia casal. Porquê? Porque as relações tendem naturalmente para a exigência, para a satisfação de necessidade. E quando não existe exigência ou necessidade para serem satisfeitas dá-se a falta de comunicação, de conversação de intimidade  e outras coisas que tornam a vida de casal viva.

Terapia Casal – Quando o casal não consegue resolver as diferenças

Quando no casal começam a surgir ou já existem à algum tempo situações de discórdia, desentendimento, conflito, ou pontos de vista divergentes é muito importante fazer terapia casal. O motivo é muito simples. Apesar da mudança residir na diferença, o afastamento emocional dá-se através da divergência constante e continuada. Quando a diferença cede lugar à indiferença então os problemas poderão ser realmente sérios. Na terapia casal são utilizadas técnicas que permitem resolver as divergências mesmo respeitando as diferenças.

Terapia Casal – Quando uma das pessoas expressa sentimentos de negação, rejeição ou indiferença

Aquilo que sentimos dentro mostra-se fora. O que vai no coração expressa-se na alma. Mesmo que tenhamos uma forte capacidade para mascarar sentimentos, eles são expressos de diferentes formas. A negação, a rejeição e a indiferença são muitas das vezes formas mascaradas de expressar os verdadeiros sentimentos, ou a falta deles, que existem pelo outro. Esses sentimentos conduzem frequentemente a uma reciprocidade de sentimentos e o feedback pode ser de cobrança, desconfiança, ciúme, perseguição, pressão, desapontamento ou desilusão. Esta troca de sentimentos cria um efeito bola de neve que se torna difícil para o casal de sair. Na terapia casal são explorados esses sentimentos conscientes e inconscientes, são explorados os não ditos e os receios de dizer. Através da terapia casal a relação fica transparente, clara, coerente e as pessoas passam a saber com o que contar do outro.

Terapia Casal – Quando a única solução parece ser a separação

Quando existe uma situação de conflito muito intenso pode ser benéfico alguma separação. Não que a separação venha trazer de volta os sentimentos positivos. Isso nunca acontece. Apesar de algumas pessoas assim quererem acreditar. Mas antes porque a separação faz arrefecer os sentimentos negativos, o que pode permitir chegar a pontos de entendimento. Quando a necessidade para de separação é muito permanente e parece a única hipótese que resta é uma boa altura para fazer terapia casal.

Terapia Casal – Quando o casal está junto apenas por causa dos filhos ou dificuldades financeiras

Quando um casal está junto porque entende que é o melhor para os filhos é muito importante que se explore outros objectivos e finalidades para além desse. Não que essa finalidade não seja importante. Claro está que é. Mas infelizmente, a um nível afectivo e pessoal não chega. Por muitos sacrifícios que os pais façam pelos filhos, não conseguem sentir a afectividade necessária pela outra pessoa se não for por eles mesmo. O motivo para se estar afectivamente com alguém é ele próprio. Deve ser um acto de egoísmo. Mas o amor é assim. A terapia casal não devolve amor à pessoa, mas consegue trabalhar situações em que a pessoa se sinta amada e se disponha a amar o outro. No fim dá no mesmo, mas a sensação em vez de se de peso, é de satisfação e realização.

Terapia Casal

  • Benefícios da Terapia de Casal

    Benefícios da Terapia de Casal

    Todas as relações requerem trabalho e investimento – trabalho de comunicação, de compromisso e de compaixão. Quando uma relação parece... more...
  • Comunicação, Competências na Relação

    Comunicação, Competências na Relaçã

    Comunicação é uma peça fundamental na relação de casal. ... more...
  • Terapia de Casal

    Terapia de Casal

    O que se aborda na Terapia de Casal... more...